domingo, 26 de janeiro de 2014

Oportunismo Amoroso - o que pode piorar após um pé-na-bunda




Dia desses, eu me deparei com a seguinte situação: levei um "fora".

O duro é que nesse momento de fossa, pessoas tendem a se aproximar de seus amigos - e como se não bastasse, as curiosidade humana não se limita a questionar sobre o término do namoro. Papo vai, papo vem - e em questão de dias; você arranja um confidente, amigo e essas coisas. E essa pessoa quer sair com você! Ou quando você se deparar, já está de namoro novo...
Já te aconteceu isso? Por muito tempo, eu pensei que, se isso me acontecesse, iria ser bom - porque eu já teria aceitado o fim e estaria pronta para outra.
Aconteceu-me que, estar pronta e aceitar um fim são coisas tremendamente distintas e bem separadas uma da outra. Dessa vez, eu tinha aceitado o fim, mas não estava pronta para outra história de amor. O que me fez olhar mais ceticamente para os outros a minha volta e perceber que vivemos rodeados por "oportunistas amorosos".

Estranho o termo, né? Mas estranhe alguém que se aproxima de você apenas quando você está em dor - principalmente se você não conhece a pessoa ou muito pouco falou com a mesma no passado. Claro, não leve a níveis severos - amigos bons também costumam surgir nesses tempos de trevas. Porém, prudência é sempre bom.

Oportunistas amorosos costumam serem doces, fáceis de se aproximar. Têm uma fala mansa, parecem serem os únicos que te compreendem no momento  da dor - mas, para quem usa disso para flertar com outrem, é claro que vão te entender. E vão te dar todo o apoio possível. Vão te encher de elogios, vão difamar até em última instância o seu (sua) ex, vão te fazer odiar o teu passado e querer algo novo com uma rapidez assustadora.

Ah, claro que você vai questionar e me dizer "a fila anda, né?".
E os seus sentimentos, eles andam?

Os oportunistas amorosos geralmente já tiveram vários casos - inclusive com as meninas (meninos) da turma que frequentam - e isso você descobre com uma rapidez surreal. E isso te faz cair na ideia de ser mais um nome na lista - pior que, na real : é exatamente isso mesmo que você é.

Oportunistas amorosos não terão muita paciência com o seu estado "fossa". Isso os irrita: é ameaçador sua caça estar seduzida por outro caçador... se é que me entende. Seus sentimentos são a pior arma - e eles, farão de tudo para te desarmar.

É de assustar, né? Um pouco Também me doeu quando aprendi a lição. E a verdade veio - no meu caso - do maior inimigo físico de um oportunista: o meu ex, que eu ainda amava.
Às vezes, relações de amizade com antigos amores não são tão cruéis assim. São boas, significam que você  superou o passado - e mais, que se tornou íntima dele, que pode encarar sem problemas os seus erros.

Então, para finalizar, te peço uma coisa: seja muito cuidadoso consigo - você é a pessoa que mais importa no seu mundo.

Um comentário:

  1. Gostei muito desse texto! Um pensamento fluido.
    Sobre o "oportunista amoroso", não necessariamente todos são assim - podem haver casos raros da fila andar de forma rápida, mas de duas uma: ou será aquela pessoa que está estava próxima de você e finalmente a oportunidade para ela chegou ou será alguém vindo "do nada" (0,001% dos casos), mas que dará certo.
    Vamos também observar que o oportunista amoroso (o safado de verdade! rs) é preguiçoso e covarde - escolhe presas "fáceis" de se "caçar"- já feridas e/ou "maleadas", por assim dizer - e por escolher pessoas assim, não se dão ao trabalho de lutar mais para conquistar (já está quase "na mão").
    Bom, vivendo e aprendendo - eu particularmente não estaria disposta a encarar outro relacionamento tão rápido - mas isso muda de pessoa para pessoa, estilo de vida, amigos...
    Ah, e isso já aconteceu comigo - deveria ter a sua idade. E o sentimento de "fiz besteira" veio no dia seguinte de aceitar o suposto novo amor..
    Fico feliz que deste caso, a lição já tenha surgido. Fica a dica, fica o aprendizado.

    ResponderExcluir